sábado, 1 de novembro de 2008

Instituto de Educação

Todos estão esperando ansiosamente os primeiros acordes da orquestra

A convite do professor Geraldo Fischer, do Instituto de Educação, o Projeto Prelúdio foi tocar no auditório do IE: a Orquestra Mirim, o Conjunto de Flautas Doces, a Orquestra Infanto-Juvenil e o Conjunto de Música Popular. Um espetáculo inesquecível: performances encantadoras para uma platéia vibrante, movimentada, incomparável!



Instituto de Educação General Flores da Cunha. Em suas paredes, nas escadarias do saguão de entrada, há três grandes telas:

A Chegada dos Açorianos - Augusto Luiz de Freitas, 1923
6,50m x 5,50 m


A tomada da Ponte da Azenha - Augusto Luiz de Freitas, 1922
3,95m x 6,20m
retrata acontecimento marcante da Revolução Farroupilha


Augusto Luiz de Freitas nasceu no dia 19 de agosto de 1868 em Rio Grande Veja mais detalhes em http://www.sosarteie.com.br/fotos/augusto/umbrasileiro.htm

Garibaldi e a Esquadra Farroupilha - Lucilio de Albuquerque 1919
3,95m x 6,20m

Estas telas foram encomendadas pelo governador do Rio Grande do Sul, Borges de Medeiros. Como ficaram grandes demais para o Palácio do Governo, foram doadas ao Instituto de Educação em 1935. Veja mais em http://www.sosarteie.com.br/ e em http://www.aredencao.com.br/instituto.htm .

Mas você quer mesmo ver como foi a presença do Projeto Prelúdio no dia 1º de novembro de 2008 no auditório do Instituto de Educação


Primeiro tocou a Orquestra Mirim: Händel, Orff John Williams (Indiana Jones), Lenon & McCartney (Yesterday), Pixinguinha (Carinhoso)





















Seguiu o Conjunto de Flautas Doces do Projeto Prelúdio.
























Num terceiro momento, a Orquestra Infanto-Juvenil do Projeto Prelúdio: John Williams (Harry Potter), Klaus Badelt (Piratas do Caribe), Adam Durita (Accidentally in Love - Shrek) e Eduardo Parra (Todos Juntos)



















Conjunto de Música Popular do Projeto Prelúdio: Black Bird







Outro lances ...























O toque perfeito
Mestre Geraldo fazendo graça:




Geraldo Fischer acompanhou meu estágio de licenciatura no Instituto de Educação em 1996. Doze anos depois simulamos a entrega do certificado.




Mestre Geraldo indicando o bom caminho com clareza


2


3


4




Pronto, estamos quase lá
Espera, calma, pode vir uma bicicleta da esquerda
Agora vai

CRÉDITOS DESTA PÁGINA
Fotos da Orquestra Infanto-Juvenil: Sigrid Wüst.
Foto de Geraldo Fischer e Bernhard Sydow: aluno do IE
Demais fotos: Bernhard Sydow
Panasonic DMC-FZ8 Lumix doada por Thomas Sydow



Um passeio pela UFRGS, para quem chegou muito cedo (8h)






























Na Rádio da UFRGS já trabalhei como bolsista, lá pelos anos 1980
No Instituto Parobé já ensaiavam as Orquestras do Projeto Prelúdio.
Aqui também fiz aulas de Laboratório de Física e Aulas de Cálculo

Na Faculdade de Educação (FacEd) fiz especialização em Educação Profissional de Jovens e Adultos (2006-7) além de disciplinas sobre a construção do conhecimento e do significado musical no sujeito

Sempre quis tirar uma foto deste retrato. Está nas paredes do "Antônio", perto da FacEd. "NÓS DOIS TRABALHAMOS NA REFORMA DO ENSINO". Deve ser de 1968, quando num acordo MEC - USAID, os cursos primário e ginasial foram fundidos em primeiro grau; o científico e o clássico viraram segundo grau e o curso universitário passou a ser chamado de terceiro grau. Matérias consideradas obsoletas foram retiradas do currículo e a carga horária de outras, como História, foi cortada. Os líderes estudantis brasileiros protestaram.